Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Análise] Roaming

4 participantes

Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty [Análise] Roaming

Mensagem por ^Saint Ter Nov 17, 2009 11:27 am

Estou repassando para ca o texto de minha autoria posto da comunidade Dota RJ
abç


Fala ae galera, depois de debater alguns assuntos com a galera no chat, vim por meio deste postar minha humilde e talvez errônea análise sobre o jungle farm ou roaming como tb eh chamado e seus prós e contras.
Vou tentar escrevê-lo de forma simples, o famoso curto e grosso, para que não se torne cansativo e chato.
Sem mais delongas...

O jungle farm é um estilo de jogo a meu ver esquecido em jogos casuais, mais que aparece com bastante frequencia em jogos competitivos, é um modo de jogo que se mostra bastante eficaz em times entrosados ou com no minimo alguma noção de jogo, e transpassa uma característica de jogo bastante agressiva, onde roaming heroes literalmente acabam com o early game de uma lane inimiga com constantes ganks e possíveis kills ou no pior dos casos atrapalham bastante o farm dos inimigos e podem vir a ser um ótimo counter contra ganks inimigos dando tp’s para ajudar aliados e fazendo um rune control. Esses seriam alguns prós da função de roaming, porém um heroe em jungle farm sem mta eficiência se mostra no decorrer do jogo underpower comparado ao resto, já que com os constantes ganks que a função requer para ser bem utilizada vc acaba tendo um farm não mto bom ao que teria in-lane caso tenha uma boa noção de lh’s e talvez seja isso que faça com que o jungle farm seja esquecido em jogos casuais, onde não há um entrosamento necessário na maioria das vezes e ninguém garante que seu aliado tenha dedos o suficiente para fazer do gank um sucesso e por que não até o transformar em um fracasso.

Um roamer, eh digamos uma função de coragem a ser exercida, em jogos de no minimo nivel intermediario, após o 1° ou 2° gank que o inimigo tome provavelmente irá wardar as areas em torno da lane onde o roamer faz seu farm, e com isso o corajoso jungle farmer será constantemente visado e tendo um farm pior ainda se não morrendo, perdendo um precioso tempo fugindo ou indo base encher seu life após um gank. É uma estratégia que de nada adianta ser usada se não ouver entrosamente ou sinergia entre os heroes, imaginemos uma lane onde não haja sinergia entre os heroers in-lane + roamer, as chances de um gank falhar serão mto maior do que em picks sinérgicos, e a cada gank fail, o inimigo se previnirá mais contra os ganks do roamer e o próprio roamer perderá tempo em que poderia estar farmando para fazer um item que o ajudará em sua função.

Porém deixando de lado a questão do possível low farm de um roamer mal jogado, existe o lado bom, com isso terão 2 heroes solando em seu time, e no caso de seu soloer a mais ter boa noção de jogo, as chances dele fazer a diferença durante o jogo será grande, podendo, até por estar em level superior a seus 2 provaveis inimigos in-lane, se aventurar em ajudar alguns ganks sem o prejuízo de ficar underlevel. E por mais sem braço que seja esse heroe que esteja rodando pelo mato farmando o time inimigo que tenha juízo jogará de forma menos agressiva do que possivelmente jogaria se estivessem todas as lanes completas sem nenhum miss.

Entretanto, existe a questão de qual seriam os melhores heroes para serem usados nas estratégias supracitadas, e para essa pergunta não há uma resposta exata, já que diferentes heroes, com diferentes características podem ser usados neste tipo de jogo, de heroes int à heroes str, heroes usados nessa função geralmente tem skills com cd’s baixos que possam ser usadas mais de 1x tanto no gank qnt para auxiliar a farmar e heroes que não sejam tão dependentes de itens para serem úteis já que gankando constantemente e sendo roamer seu farm não vai lhe prover tais itens tão cedo, lembrando que no DotA não existe uma “receita de bolo”, logo tais características não são regras, usualmente heroes junglers tem alguma skill de disable porém eh normal ver heroes sem tais skills fazendo um bom papel como roamer é o Chen, um player que tenha habilidade provavelmente vai dar MUITA, mais muita dor de cabeça aos adversário com seu slow e creeps conjuradas dando, purge, esnare, stun etc etc etc.

De certo alguns heroes exercem tal função melhor que outros, isso é inevitável, porém, podem brilhar tanto quanto um que desenvolva melhor tal função. Em casos de heroes que podem ser vitais em uma partida podem se beneficiar do roaming alternando o farm em neutral creeps e in-lane para assim poder fexar alguns itens que vão lhe dar um minimo de sobrevivência ou um kill mais garantido.

O grande problema do roaming é o mana pool, o que fazer para ter essa mana para fugir se necessário e conseguir bons ganks ? Branches e bottle dão conta do recado durante o early game e vão fazer com que você se torne uma dor de cabeça aos inimigos com seus ganks oportunos, outro problema no meu ver é que o roaming tem um tempo de vida útil limitado, em jogos disputados é difícil você ver heroes apartir do lvl 8 ou 9 fixos em suas lanes farmando eternamente, já que nestes levels terão suas principais skills maximizadas e seu ult já lvl 1, e partirão para ganks nervosos que poderão levar a vitória

Bom, espero que tenham gostado, acho que ficou um pouco mal escrito e talvez repetitivo, pois tentei simplificar mto já que sou estudante de direito e se fosse escrever de forma correta ninguem leria meu infeliz texto e isso fez eu me perder do foco algumas vezes, enfim, façam comentários sobre a análise, e adendos
=]
^Saint
^Saint

Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por kzS- Qua Nov 18, 2009 9:32 am

legal ;P
kzS-
kzS-
Admin

Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 29
Localização : Vargem Grande - Rj.

https://dota-rj.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por ^Saint Qua Nov 18, 2009 12:10 pm

vlw mano =]
^Saint
^Saint

Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por Infec.ted- Sex Nov 27, 2009 5:50 pm

Belo tutorial ^^
Infec.ted-
Infec.ted-

Mensagens : 6
Data de inscrição : 27/11/2009
Idade : 33
Localização : Tijuca/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por ^Saint Sáb Nov 28, 2009 9:51 am

Vlw mano
=]
o Proximo ja esta a caminho
^Saint
^Saint

Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por kzS- Sáb Nov 28, 2009 1:28 pm

;P quero só vÊ...
seria bom fazer um tuto sobre wards...como tem uma boa galera começando competitivo vai ajudar bastante os suportes ;P
kzS-
kzS-
Admin

Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 29
Localização : Vargem Grande - Rj.

https://dota-rj.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por Uno- Seg Nov 30, 2009 10:24 am

Smile
Uno-
Uno-

Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/11/2009
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro/ Vargem grande

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por ^Saint Ter Dez 01, 2009 12:51 pm

A idéia não é ruim, porém em relação a wards a meu ver ta mto ligado a support, e que eu saiba isso o helquer eh melhor que eu, vo conversar com ele sobre isso
^Saint
^Saint

Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por kzS- Ter Dez 01, 2009 2:57 pm

^^blz. se der eu mesmo faço Very Happy
kzS-
kzS-
Admin

Mensagens : 53
Data de inscrição : 14/11/2009
Idade : 29
Localização : Vargem Grande - Rj.

https://dota-rj.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Análise] Roaming Empty Re: [Análise] Roaming

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos